sábado, 25 de abril de 2015

DEBRET: ARTISTA FRANCÊS QUE RETRATOU NOSSO COTIDIANO NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO

   Dos oitenta anos de vida do pintor francês Jean-Baptiste Debret, quinze deles foram passados no Rio de Janeiro. Aqui, o estrangeiro acabou por tornar-se um residente e amante da cidade que retratou incansavelmente. O Rio de Janeiro foi fundado dia 1 de março de 1965, por isso a rua primeiro de março ganhou esse nome. Debret foi um pintor francês que veio para o Rio de Janeiro com o objetivo de fundar a Academia Imperial de Belas Artes devendo promover o ensino das artes e ofícios no Brasil. Sendo que a escola demorou dez anos para sair do papel, então ele ficou quinze anos no Brasil. Nesse tempo, ele pintou o nosso cotidiano detalhadamente ( e graças a ele, nós temos registros dessa época ). E por mais que Debret fosse pintor, ele estudou engenharia na França, tendo assim alguns desenhos em planta bem detalhados. 
   Graças a ele podemos saber que o Rio de Janeiro ainda era uma roça e só depois da chegada da Corte que começamos ter mais comunicação, uma vida mais comercial e a estabelecer dentro da ex-colônia e do novo Império uma nova civilização. E também saber de alguns tipos curiosidades da época: os brancos só iam para as ruas no final da tarde, já que não estavam acostumados com o calor e também com o objetivo de não escurecer suas peles. A casa do Bispo foi uma doação particular feita em 1762 e ainda existe. A doação foi feita para abrigar o Bispo e os demais necessitados que moravam no Rio de Janeiro naquela época. 
   Segundo a curadora da exposição, Anna Paola Baptista “Através do Debret, a gente pode ver como os escravos também movimentavam o mercado de consumo. Com ganhos suplementares, eles faziam aquisição de serviços e produtos de outros escravos, fazendo assim girar essa roda do comércio”. Então Debret não poderia ficar de fora das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro.
   O olhar detalhista de Debret está em exposição no Rio, sendo uma espécie de presente pelos 450 anos da cidade. A exposição “O Rio de Janeiro de Debret” pode ser vista no Centro Cultural Correios, localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20, no Centro do Rio até o dia 3 de maio de terça a domingo, entre o meio dia e as  19h. A entrada é gratuita. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: